Os novos mundos devem ser vividos antes de serem explicados

Para alimentar o mundo com alimentos orgânicos existe algo imprescindível que vem antes: uma mudança estrutural de mentalidade por parte de quem come, vulgo, todos nós. A associação Balaiar propõe um modelo tão simples quanto inovador, mas que demanda um alto grau de disposição à mudança de hábitos e por isso pode parecer tão utópico quanto distante, mas nós temos certeza e fé sobre a sua viabilidade e vamos fazer acontecer!


Parece revolucionário, mas é simples e a maior revolução é a que acontece dentro de cada pessoa, para aceitar que alguém vai contribuir com mais ou menos do que eu e vai ter acesso as mesmas coisas. Vamos agora falar sobre essas tais "mesmas coisas"? Ser associado te dá acesso a tudo que a gente produzir aqui na Balaiar, desde conteúdo, consultorias, até, claro, os alimentos que as nossas agroflorestas produzem! Vamos dividir tudo, de acordo com as necessidades do coletivo.

Mas atenção! Tem uma parte muito importante aí, que é tão óbvia e tão desafiadora quanto as outras, tudo isso só funciona se for sustentável de verdade! Da terra e de todo o ecossistema, estaremos cuidando, das pessoas que comem, estaremos cuidando, num sistema que preza por acessibilidade e saúde tão profundamente, das finanças, cuidaremos juntos, certo? Porque tudo isso só funciona se a vida de quem produz tudo isso também for cuidada para ser possível e boa, porque se a gente quer cuidar de tamanha diversidade de coisas, incluindo você, é claro que a gente também quer ter uma vida boa e com acessibilidade ao que precisarmos do lado de cá e isso vai precisar ser garantido por todos nós. O lado de cá é o lado de quem produz a sua comida, um lado geralmente bastante invisibilizado, mas tão importante quanto a própria vida e vamos precisar falar sobre isso também, porque esse convite tão lindo, também é um convite à mudanças profundas e as boas mudanças chamam sempre bons diálogos.

É mais do que um clube de comida, é um coletivo pra chamar de seu, é uma causa para abraçar, é um passo dado na direção de fazer do mundo aquele lindo lugar que a gente quer ver ele se tornar. Um dia ouvi dizer que comunidade é um grupo de pessoas que partilha prosperidades e riscos.

Estão prontos?

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo